As bases de dados acadêmicas são coleções eletrônicas que podem abarcar livros, periódicos, filmes, fotografias, mapas, dentre outros materiais organizados e passíveis de serem recuperados por meio de sistemas de busca.
O uso de bases de dados de qualidade permite a descoberta de recursos com potencial de enriquecer a pesquisa acadêmica.
Conheça, abaixo, algumas bases de dados em ciências humanas e sociais, de acesso aberto. Para acessar a base desejada, basta clicar no logo da base escolhida, posicionado à esquerda do texto.
Relação de bases de dados em ordem alfabética.
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é coordenada pelo IBICT e tem o objetivo de reunir de maneira integrada um sistema com informações sobre tesses e dissertações existente nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.Com isso dá-se o incentivo da publicação digital desses trabalhos e uma tentativa de dar maior vivsibilidade à produção científica brasileira.
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.
A Biblioteca Nacional Digital disponibiliza documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo documentos da Biblioteca Nacional.
A Brasiliana USP é um projeto que foi criada em 2005 após a doação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A coleção reúne obras que pertenceram a oitenta anos de pesquisa pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção doada pela família Mindlin à USP é formada por cerca de 17. 000 títulos ou 40.000 volumes. Parte desse acervo pertenceu também ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes que após sua morte foram guardados pelo casal.
Cairn.info surgiu da vontade de quatro publicadoras (Belin, De Boeck, La Découverteet Erès) que apoiam a publicação e a difusão de revistas de ciências humanas e sociais, de unir esforços para melhorar sua presença na internet e propor aos outros atores que pretendam desenvolver uma versão eletrônica de suas publicações, técnicas e ferramentas comerciais desenvolvidas para esta finalidade
O Catálogo Coletivo Nacional (CCN) é um instrumento do COMUT e consiste em uma rede aberta de cooperação de unidades de informação que reúne informaçãos de todos os catálogos de periódicos do Brasil. De modo que facilite a disponibilziação dessas informações e além de permitir o intercâmbio das publicações via COMUT, O CCN permite ainda:
-
identifcar todas as publicações periódicas existentes no país;
-
busca fácil e rápida das informações;
-
padronizar a entrada dos títulos das revistas;
-
establecimento de políticas de aquisição de maneira coordenada.
O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) tem o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área de Ciências Sociais e fortalecer o intercâmbio de instituições de 25 países da América Latina e Caribe, EUA e Europa filiados ao Conselho. Permite o acesso a cerca de 10.000 textos completos e outras coleções, resumos e livros.
O objetivo do Diretório Open Access Journals é aumentar a visibilidade e facilidade de uso de periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto, promovendo assim a sua maior utilização e impacto. O Diretório pretende ser abrangente e cobrir todos os periódicos científicos de acesso aberto que utilizam um sistema de controle de qualidade para garantir pertinência.
O portal Domínio Público foi lançado em 2004 e disponibiliza um acervo de obras que estão em domínio público ou que tenha sua divulgação autorizada pelos responsáveis. O portal tem o objetivo de disponibilizar informações e conhecimento de obras literárias, artísticas e científicas em textos, sons, imagens e vídeos para fomento da inovação, educação e aprendizado de forma livre e gratuita.
Educa é uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o Scielo. Essa base foi criada para disseminar periódicos científicos específicos da área de Educação. Os periódicos são analisados, classificados e catalogados por um comitê científico altamente qualificado da área de Educação, de forma a permitir o uso direto dos interessados - cidadãos em geral, sociedade acadêmica e profissionais ligados à área - , que podem fazer download gratuito de publicações na íntegra ou de artigos específicos. (Fonte: Fapesp)
A biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França Gallica oferece acesso a mais de 1,5 milhões de documentos digitais disponíveis que se encontram em domínio público nas áreas de Artes e Humanidades. Dentre os documentos disponibilizados estão livros, manustritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas. Os recursos de pesquisa podem ser acessados nos idiomas: francês, inglês, português e espanhol. A utilização do seu conteúdo para usos não comercial é gratuita.
O Google Scholar (Google Acadêmico) é uma plataforma simplificada que tenta abranger a literatura acadêmica de todas as áreas. É possível pesquisar artigos, teses, livros e resumos com textos completos, resumos e citações de diversas fontes.
Europeana é um portal que disponibiliza acesso a milhões de itens digitais como livros, pinturas filmes, objetos de museus e outros documentos do patrimônio cultural europeu. É uma iniciativa dos países europeus para tornar acessível a todos os recursos culturais e científicos da Europa.
Michael é um portal cultural que tem o objeto de disponibilizar acesso a coleções digitais localizada em diferentes museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições da Europa. Para interessados em arte, arqueologia, história moderna etc.
The New York Public Library Digital Collections oferece livre acesso a mais de 800.000 imagens digitalizadas do acervo da biblioteca pública de Nova York. Essa vasta coleção inclui iluminuras, mapas históricos, posters vintage, impressões raras, fotografias e mais.
O Portal de Periódicos CAPES/MEC, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Persée é um programa de publicação eletrônica de periódicos científicos nas áreas de humanidades e ciências sociais criado pelo governo francês. O portal dá acesso a todas as coleções digitalizadas com possibilidades avançadas de explorar as revistas digitalizadas que são criteriosamente avaliadas.
O Portal de Livros Eletrônicos da Universidade do Chile é uma plataforma destinada à divulgação de trabalhos e pesquisas acadêmicas, cujo objetivo é apoiar a publicação eletrônica de livros editados por suas Faculdades, Institutos e outras organizações. Seu catálogo também inclui obras de valor histórico pertencentes às coleções das Bibliotecas da Universidade do Chile e que fazem parte do patrimônio cultural de nossa universidade.
O projeto Google Arts & Culture é uma parceria entre o Google e mais de 151 museus de arte advindos de mais de 40 países. Possui uma tecnologia avançada que permite uma experiência bastante interessante. Os usuários podem fazer passeios virtuais em museus, e explorar centenas de obras de arte com um incrível zoom. É possível ainda criar e compartilhar coleções individuais.
O portal Redalyc reúne revistas científicas com artigos integrais em todas as áreas. São revistas dos países íbero-americanos. O portal foi desenvolvido pela Universidad Autónoma de Estado de México e pretende contribuir para a difundir o acesso a informação científica e fomentar o desenvovimento de pesquisas.
SciELO (Scientific Electronic Library Online / Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é uma base de publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos. Possui mais de 920 periódicos e 340 mil artigos. Foi desenvolvido para apresentar e viabilizar acesso a literatura científica, especialmente na América Latina e Caribe. Apresenta interface amigável que proporciona uma facilidade de busca por artigo, periódico ou área do conhecimento. É possível ainda visualizar números e indicadores de acesso, proporcionando informação sobre o impacto, uso e pertinência das publicações. O modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP (http://www.fapesp.br) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME (http://www.bireme.br) - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, instituições nacionais e internacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos.
A rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C. A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).